segunda-feira, 16 de março de 2009

Bichos dorminhocos- Ron,ron,ron... Que ronco é esse?

Assim como os humanos os animais também precisam de descanso. É durante o sono que os animais recuperam sua energia, o sistema imunológico fica mais forte e os filhotes formam seus músculos e ossos.
Além de dormir, é bem provável que os animais também sonhem, embora não existam provas concretas disso.
Mas, dentre todos os animais existem aqueles que se destacam: são dorminhocos mesmo!
Vamos conhecer alguns
campeões em soneca.
O gato
O gato é um dos animais mais dorminhoco do reino animal. Suas horas de sono correspondem a dois terços de sua vida. Um gato adulto passa de 60 a 70 por cento do dia dormindo. Os filhotes dormem até 80 por cento do dia. Geralmente o sono deles é leve, alternando com períodos de sono profundo. Passam do estado de sono profundo para acordado muito rapidamente. Ao ouvir um ruído abrem os olhos imediatamente, em seguida voltam a dormir.
Apesar de passar tanto tempo dormindo o gato não é um animal preguiçoso. Ao acordar ele espreguiça-se para alongar os músculos e já está pronto pra qualquer atividade.
Os gatos que passam muito tempo sozinhos, longe dos seus donos, tendem a dormir mais.
Bicho-Preguiça
O bicho-preguiça é um mamífero que vive em florestas tropicais úmidas, inclusive no Brasil, e possui hábitos noturnos.
Vive pendurado em árvores e por ser peludo, às vezes, é confundido com um macaco. Desce das árvores só quando precisa mesmo!
Alimenta-se basicamente de folhas e brotos de algumas espécies de árvores. Não bebe água. A água que necessita é absorvida dos alimentos.
Faz suas necessidades apenas a cada sete ou oito dias, sempre no chão, próximo da árvore que costuma se alimentar.
Para economizar movimentos, consegue girar a cabeça de tal forma que a cara pode ficar nas costas.
O bicho-preguiça passa o dia dormindo, pendurado em um galho de árvore pelos quatro pés, de costas para o chão. É capaz de ficar nessa posição durante horas, sem se mexer.
Os movimentos, as reações, a digestão e até mesmo sua respiração são muito lentos. Nada perturba o seu sossego. Certamente é por isso que ganhou o nome de bicho-preguiça.
Fonte: Revista- Amigos da Natureza - Outubro/2004 n° 38 ano 3
Colaboração: Marcia Benka

Nenhum comentário: