terça-feira, 17 de março de 2009

Mundo Animal - Iguais ou diferentes?



Sapo, rã e perereca


A diferença entre esses três tipos de animais é muito sutil. Os sapos habitam, preferencialmente,meios terrestres; as rãs preferem meios aquáticos e as pererecas vivem em árvores. Mas essa não é uma classificação definitiva.
Estes animais apresentam características comuns como esqueleto ósseo e o coração dividido em três câmaras: pertencem à Classe Anfíbia, Ordem Anura - animais que passam uma fase da vida na água e outra fora dela.
São classificados nessa Ordem por não possuírem cauda; todos eles são poiquilotérmicos, ou seja, apresentam a temperatura corporal variável de acordo com a temperatura do Meio Ambiente.


Os sapos, em sua maioria, pertencem à família Bufonidae. O sapo-cururu (Bufus ictericus) apresenta hábitos noturnos e alimenta-se de insetos. Os machos são bastante diferentes das fêmeas que botam ovos n'água. Os girinos vivem em cardumes.




A perereca (hyla hayii) vive ao redor de corpos d'água, sobre troncos. Também possui hábitos noturnos, sendo que as fêmeas depositam os seus ovos em poças de água ou entre a vegetação submersa.


Para chamar a atenção das fêmeas, os machos vocalizam sobre troncos de árvores e folhagens, ao redor da poças de água.


A rã comum locomove-se aos pulos e alimenta-se de caramujos, lesmas e insetos.
Praticamente não possi nenhum mecanismo de defesa ou ataque, sendo caçada por vários predadores.
As rãs conseguem garantir sua existência graças a grande capacidade reprodutiva que possuem.












Curiosidade
O sapo-cururu é muito utilizado nos canaviais para fazer o controle dos besouros-da-cana, que são uma praga para esta cultura.

Nenhum comentário: